260591908374632
 

Quero fazer joias em macramê, como começo?

Atualizado: 4 de jul. de 2021


macrame

De vez em quando recebo perguntas relacionadas a fazer joias em Macramê; como proceder; como fazer peças criativas; onde comprar pedras e linhas, etc.


Antes de começar, vou contar um pouco da história da Tenda da Lua.

Comecei a fazer arte em fevereiro de 2015. Eu e o Will fazíamos vitrais em CD, depois aprendedemos a fazer filtro dos sonhos, colar de pedras castroadas e por fim, o macramê (0 Will não quis fazer macramê). Comecei com pontos básicos, e com certa dificuldade, fui aprendendo novos pontos.

Conheci alguns artistas da minha cidade e aprendi muito com eles, mas também pesquisei e li muito, muito mesmo. Tem muito livro em PDF na internet pra gente baixar. Estão em inglês, mas são bem intuitivos. Eu também passava horas e horas vendo e revendo vídeos no YouTube (que são muito bons), pra conseguir fazer alguma peça. Aprendi a maioria dos pontos, mas até hoje tem alguns que ainda não sei, e tudo bem! Não tem aquele velho ditado: a prática leva à perfeição. Então, é exatamente isso, tem que praticar muito!


Se você quer fazer joias pra vender, comece com pontos mais básicos, porque se não souber o básico, não dá pra fazer os mais elaborados. Pegue qualquer linha mais grossa que tiver em casa, vá até o YouTube, e pesquise os seguintes canais:


- Dede Tutoriais - a Denise tem vídeos muito bem explicados e detalhados

- Maktub Bestshop - a Ana também tem vídeos ótimos

- Macrame School - aprendi muitos pontos com ela, e o acervo é enorme

- Arte manual - também tem muito material bom!


Tem mais canais, mas esses são os que mais gosto!


Agora é só escolher alguns vídeos pra assistir, pra começar a entender como funcionam os nós do macramê, e ir tentando!

Geralmente, a gente usa uma prancheta, mas se você não tiver, dá pra fazer na perna mesmo. É só amarrar as linhas na perna (dobrada), e ir fazendo os nós. Muitos de nossos amigos e amigas que vendem arte na praça fazem isso!


Esse é o primeiro passo para se criar joias. Em outras postagens falarei sobre qualidade de linhas, pedras naturais, e outros materiais importantes.

Antes de gastar dinheiro comprando linhas, pedras e afins, tente fazer algumas peças com o que você tem em casa, para saber se é realmente isso que você quer!


Um abraço e boa sorte!



#Macramê

202 visualizações0 comentário