
Cornalina
Atualizado: 9 de mai. de 2021

Também chamada de “carneol”, a Cornalina é usada como pedra preciosa e talismã desde o 4º milênio A.C. Peças trabalhadas foram encontradas na Mesopotâmia, em Creta, no Egito, na Fenícia e na Grécia. Os romanos usavam Cornalina entalhada na joalheria com frequência.
Antes, imaginava-se que a pedra acalmasse o sangue e os ânimos. Ao mesmo tempo, acreditava-se também que dava ao seu possuidor coragem na batalha e tornava eloquentes os oradores tímidos.
É uma variedade translúcida, vermelho-sangue a laranja-escuro, da Calcedônia. Pode ter cor uniforme, exibir vários tons de vermelho ou faixas. Quando as faixas são pronunciadas, é conhecida como Cornalina Ágata. Muito do material vendido hoje como Cornalina são pedras tingidas do Brasil e Uruguai.
Pedra estabilizadora de energia elevada, é excelente para restaurar a vitalidade e a motivação, e para estimular a criatividade. É útil quando se quer atingir metas difíceis. A Cornalina tem o poder de limpar outras pedras.
Ajuda na aceitação do ciclo da vida e elimina o medo da morte. Nos tempos antigos, ela era usada para proteger os mortos em sua jornada para outro mundo. Ela nos dá coragem, estimula mudanças positivas na vida, acaba com a apatia e nos motiva a alcançar sucesso nos negócios e em outros assuntos.
Signos: Áries, Câncer, Leão, Virgem e Capricórnio.
.
Fontes:
- Gemas e Pedras Preciosas - Ronald Louis Bonewitz - editora Disal
- A Bíblia dos Cristais - Judy Hall - editora Pensamento