260591908374632
 

Quartzo Fumê


quartzofume

Quartzo fumado, fumê ou enfumaçado é uma variedade de quartzo cristalino de cor marrom claro até quase negro. Essas cores derivam-se das radiações emitidas por outros cristais de rocha como o granito.

Quando naturalmente escuro pode ser aquecido para se obter um tom mais claro e assim ser comercializado como citrino.


Na Antiguidade, julgou-se que esta variedade de quartzo continha fumaça no seu interior, daí o seu nome. Durante séculos foi uma das pedras preciosas mais talhadas e procuradas, mas hoje em dia ainda encanta. O maior produtor mundial desta gema é a Suíça, destacando-se também o Brasil, Madagascar, Rússia, Escócia e Ucrânia.

Na Alemanha, Espanha, Holanda e na Polônia é conhecida como Morion e na Escócia

como Cairngorm.


O Quartzo Fumê é uma das pedras mais eficientes para aterrar e ancorar energias, e ao mesmo tempo ajuda a elevar as vibrações durante a meditação. Essa pedra protetora tem forte ligação com a Terra. Acredita-se ter energias que combatem o estresse facilitando a superação dos tempos difíceis, aumentando a capacidade de encontrar soluções.


SIGNOS: SAGITÁRIO, CAPRICÓRNIO


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:


Estrutura: Hexagonal ou trigonal

Dureza: 7

Atração específica: 2,7

Índice de Refração: 1,54 - 1,55

Lustre: Vítreo

Composição Química: SiO2


Fontes: HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais: o guia definitivo dos cristais / Judy Hall; tradução Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2008.


BONEWITZ, Ronald Louis. Gemas e pedras preciosas / Ronald Louis Bonewitz; [tradução Lizandra Magon de Almeida]. – Barueri, SP: DISAL, 2013.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Jaspe

Jade